Dezembro é o mês mundial da conscientização da AIDS
No primeiro dia de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Esta data serve para que, a cada ano, aumente a conscientização e a importância de lutar contra a doença, além de promover a troca de informações, experiências e o respeito ao próximo.
Este dia de ação coordenada já constitui um evento anual na maior parte dos países. A data contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS e auxilia na conscientização sobre a prevenção e o tratamento, além de desmitificar alguns mitos sobre a transmissão da doença.
O que é AIDS?
Em português, a AIDS significa: “Síndrome da Imunodeficiência adquirida”. É uma doença sem cura conhecida e que ataca o sistema imunológico, o que ocasiona a destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas de saúde da atualidade.
A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico e destrói os linfócitos, o que diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças causadas por microrganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal, tais como a gripe, por exemplo.
Prevenção
A doença pode ser transmitida por meio do
sangue, leite materno, transfusão de sangue contaminado ou pelas relações
sexuais sem preservativos. O
portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o
vírus, por isso, a importância do uso de preservativo no ato sexual. Com isso,
é possível conviver com uma pessoa portadora da doença. É possível abraçar, dar
carinho e compartilhar o mesmo espaço, sem medo de contrair a doença.
Comentários